ir para o Museu Virtual Brasil
A+ A-

colabore

O exercício de compartilhar memórias


No anseio de reconstituir a história do bairro Jardim Montanhês, localizado em Belo Horizonte, a equipe do Escritório de Histórias, responsável pelo Museu Virtual Jardim Montanhês, pesquisou informações sobre o bairro e elaborou uma estrutura base para o site.  Agora, chegou o momento dos principais responsáveis pela produção de conteúdo do Museu atuar. Nesta etapa, o Museu passa a receber informações e sugestões de temáticas, material iconográfico, audiovisual e fonográfico.


Mas, por que colaborar?


O Museu Virtual Jardim Montanhês pretende estimular moradores, lideranças, organizações, artistas, esportistas, profissionais entre outros, a colaborarem com textos, depoimentos e materiais como fotografias e documentos para abastecer o banco de dados do site, em um processo de construção coletiva da memória do bairro. Esse movimento ambiciona revelar a história do bairro por meio das muitas faces que compõem seu mosaico de manifestações culturais, políticas, econômicas, e sociais.


No Museu Virtual Jardim Montanhês, a história do bairro é constituída também a partir das experiências de vida de seus moradores, nos vestígios das lembranças narradas por cada um que faz parte do lugar. Em resumo, cada indivíduo pode contribuir para retomar a memória do bairro.


Considerando que o Jardim Montanhês permanece em constante transformação, o Museu objetiva acompanhar seu fluxo de alteridade por meio das contribuições enviadas pelos moradores. Esse trabalho de caráter ininterrupto é possível devido à plataforma em que o Museu está disponível. A comunicação via internet facilita o envio de conteúdo por pessoas localizadas em espaços geográficos distintos. Diferente de um espaço físico, a rede concede espaço ilimitado para o armazenamento de um grande volume de conteúdo, o que torna possível ao Museu reunir as mais diversas informações em seu banco de dados. Assim o Museu Virtual Jardim Montanhês convida a todos que vivenciaram experiências no bairro, a compartilharem suas histórias, ‘causos’ e percepções sobre o lugar, para, juntos, percorrermos a trajetória do bairro e destacarmos suas atividades atuais. Mas para que o trabalho de organização e disponibilização dos materiais enviados ocorra de forma eficiente, é preciso atentar para algumas especificações no momento do envio que estão disponíveis no tópico ‘Envio de materiais’.

 

Contamos com a sua colaboração!


 

   
O Museu Virtual Brasil disponibiliza a história de comunidades, bairros e cidades, na intenção de promover e preservar a memória material e imaterial de cada lugar, por meio de pesquisas, material iconográfico e documental, produção de textos e imagens e relatos de seus moradores. Para que este trabalho seja realizado de forma eficiente, íntegra e responsável, é necessário que aqueles que se disponham a ser colaboradores do Museu Virtual Brasil, sigam as orientações dispostas no Código de Conduta do portal.Em parte colaborativo, o Museu Virtual Brasil conta também com a contribuição de pessoas...

Escritório de Histórias
Belo Horizonte: Av. Brasil, 1831, salas 411 e 412 - Funcionários - MG CEP: 30140-002 - Telefax: (31) 3262-0846

Entrar | Créditos
Bertholdo © 2009