ir para o Museu Virtual Brasil
Ministério da Cultura apresenta:
A+ a-
Fundada em 2005, a Associação Brasiliense de Violão (Bravio) foi constituída a partir do desejo de músicos violinistas de Brasília em divulgar a arte do violão erudito. Na intenção de criar espaços e oportunidades para a troca de experiências entre artistas locais, músicos profissionais e amadores, além do intercâmbio nacional e internacional, a Bravio tem promovido, com o apoio da unidade 504 sul do Serviço Social do Comércio (SESC), 10 eventos fixos ao longo do ano. Sendo 9 “Encontros da Bravio”, realizados de março a dezembro, e, em julho, o “Festival da Bravio”.  Todos os eventos são sediados no auditório do Espaço Cultural Ary Barroso do SESC.  

Os “Encontros da Bravio” são constituídos por atividade didática, sarau e recital, realizados consecutivamente nos dias de evento. A proposta de promover os encontros surgiu a partir da percepção de que a falta de regularidade das apresentações musicais somadas à dispersão dos músicos violinistas dificultava a constituição de um público voltado à apreciação do violão erudito. Nesse sentido, os encontros possibilitam a reunião, divulgação e conquista de novos adeptos do gênero.
 
 Em consonância com a proposta dos encontros, a atividade didática e o sarau possibilitam a participação da comunidade, sem a cobrança de taxas. A atividade didática geralmente é iniciada às 15 horas e realizada por um convidado que palestra ou promove uma espécie de “masterclass”, na qual são abordados assuntos técnicos, musicais e/ ou históricos relacionados ao violão.  O sarau é o espaço dedicado às mais diversas apresentações. Violinistas, desde iniciantes a profissionais, têm a oportunidade de expor suas habilidades aos presentes, entre 18h e 19h.  Encerrando as atividades que compõem os “Encontros da Bravio”, há  o recital, que  conta com a participação de artistas locais, nacionais e internacionais. O recital também é aberto à comunidade, no entanto, para participação é cobrado um valor simbólico.  

Enfatizando a ideia de promover a arte do violão erudito, desde 2007, a associação organiza anualmente o “Festival Bravio”, que ocorre durante dois dias. Como parte da programação do festival, é realizado o concurso Eustáquio Grillo, que faz uma homenagem ao instrumentista conhecido como o “primeiro grande professor de violão da cidade e chefe da cadeira de violão da Universidade de Brasília”.  O concurso tem o objetivo de incentivar os estudantes do violão e revelar novos talentos.  Na edição de 2011, o primeiro lugar do concurso foi premiado com recitais nas programações da Bravio e da Mostra de Cordas Dedilhadas de São Paulo, em 2012, mais quinhentos reais em dinheiro e uma guitarra luthier Wolf Schmidt. O segundo e terceiro colocados receberam R$ 300 e R$ 200, respectivamente.  O programa do “Festival Bravio” ainda agrega recitais nas noites de sábado e domingo, com os melhores classificados nas últimas edições dos concursos Eustáquio Grillo e José Tomás, realizado em Villa de Petrer, na Espanha.

Incentivando a divulgação dos trabalhos de seus parceiros, a Bravio “oferece, aos violinistas que já se apresentaram na associação, aos três primeiros colocados do concurso de violão e aos seus associados, a possibilidade de criar uma página pessoal de divulgação utilizando seu próprio sob a forma de um subdomínio”  do site da associação, na internet.

O violão erudito tem sido uma das principais manifestações culturais presentes em Brasília. Em seus eventos, a Bravio tem servido como vitrine para artistas consagrados, ao mesmo tempo em que revela novos instrumentistas e contribui para manter ativa a memória do gênero musical.
 
Imprimir Enviar artigo para um amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Escritório de Histórias
Belo Horizonte: Rua Monteiro Lobato, 315 sala 402 - Bairro Ouro Preto - Belo Horizonte- MG - Tel: (31) 3262-0846

Patrocínio: Realização:
Entrar | Créditos
Bertholdo © 2009