ir para o Museu Virtual Brasil
Ministério da Cultura apresenta:
A+ a-
Quando iniciou-se a construção de Brasília, muitos migrantes, vindos de todas as regiões do Brasil, chegaram à localidade para trabalhar e construir suas vidas. Viviam inicialmente na Cidade Livre (hoje Núcleo Bandeirante), em casas de madeira, uma vez que tudo deveria ser desmanchado ao final da construção da cidade. Até mesmo o primeiro hospital (HJKO – Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira) foi erguido desta forma, porém, após a inauguração da nova capital, tudo permaneceu de pé e funcionando. O HJKO funcionou até meados da década de 1970, e só foi desativado após o Hospital Distrital (hoje Hospital de Base) estar em pleno funcionamento.
Essa é a história do local e das construções que foram transformadas no Museu Vivo da Memória Candanga, que fica a 10 Km do centro de Brasília, no Núcleo Bandeirante. O edifício que já foi hospital hoje abriga acervos de artistas locais, trabalhos dos primeiros fotógrafos de Brasília – Mário Moreira Fontenelle, Peter Scheir e Joaquim Paiva – e o conjunto arquitetônico leva o visitante a passear por ruas que foram habitadas pelos construtores anônimos da nova capital. Há também exposições permanentes e ambientações que revelam como era o HJKO e o Brasília Palace Hotel.
O Museu realiza também “Oficinas do Saber Fazer”, que, com a incumbência de registrar, difundir e recriar os saberes e modos de vidas diversos dos que aqui se encontraram para construir a cidade oferece oficinas de artesanato e arte popular à comunidade em geral.
O Museu conta ainda com pequeno Auditório e Galeria para ações que promovam os ideais difundidos pelo museu e temas afins. O grande parque onde o Museu está instalado possui bosque com árvores frutíferas, parque infantil e área para lanche com mesas e bancos. 
 
museu_4_400
Foto: Arquivo Público do Distrito Federal 
 
Imprimir Enviar artigo para um amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Escritório de Histórias
Belo Horizonte: Rua Monteiro Lobato, 315 sala 402 - Bairro Ouro Preto - Belo Horizonte- MG - Tel: (31) 3262-0846

Patrocínio: Realização:
Entrar | Créditos
Bertholdo © 2009