ir para o Museu Virtual Brasil
A+ A-

amigos do museu

SmartPartner is developed by The SmartFactory (http://www.smartfactory.ca), a division of InBox Solutions (http://www.inboxsolutions.net)
Arquivo Público Mineiro
Arquivo Público Mineiro – APM – é a mais antiga instituição cultural de Minas Gerais.
Criado em Ouro Preto, em 1895, atualmente está instalado na Avenida João Pinheiro, em antiga casa construída em 1897 para servir de residência ao secretário das Finanças pela Comissão Construtora da Nova Capital.
A instituição abriga um rico acervo documental e tem por finalidade orientar o processo de gestão, executar o recolhimento, a guarda e a preservação e promover o acesso ao acervo arquivístico do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais e aos documentos privados de interesse público e social, que abrangem os períodos colonial, imperial e republicano. O seu acervo é constituído de documentos manuscritos, impressos, mapas, plantas, fotografias, filmes, livros, folhetos e periódicos.
O APM orienta o usuário quanto ao uso dos instrumentos de pesquisa do acervo, permitindo o acesso à informação cultural e ao conhecimento sobre a história de Minas Gerais e do Brasil. A pesquisa ao acervo documental pode ser feita na instituição ou por meio da sua base informatizada na internet: www.siaapm.cultura.mg.gov.br.

Dados adicionais:

Telefone: (31) 32691167
Endereço: Avenida João Pinheiro, 372 Belo Horizonte/MG 30130-180
 

Escritório de Histórias
Rua Monteiro Lobato, 315 sala 402 - Bairro Ouro Preto - Belo Horizonte - MG - Cep: 31310-530- Telefone: (31) 3262-0846

Entrar | Créditos
Bertholdo © 2009